Passeios rústicos

domingo, 11 de maio de 2008

Fobias

As pessoas que defendem o pastoral e a volta ao primitivo nunca se lembram, nas suas rapsódias à vida rústica, dos insetos. Sempre que ouço alguém descrever, extasiado, as delícias de um acampamento - ah, dormir no chão, fazer fogo com gravetos e ir ao banheiro atrás do arbusto - me espanto um pouco mais com a variedade humana. Somos todos da mesma espécie, mas o que encanta uns horroriza outros. Sou dos horrorizados com a privação deliberada. Muitas gerações contribuíram com seu sacrifício e o seu engenho para que eu não precisasse fazer mais nada atrás do arbusto. Me sentiria um ingrato fazendo. E a verdade é que, mesmo para quem não tem os meus preconceitos, as delícias do primitivo nunca são exatamente como descrevem. Aquela legendária casa à beira de uma praia escondida onde a civilização ainda não chegou, ou chegou mas foi corrida pelo vento, e onde tudo é bom e puro, não existe. E se existe, nunca é bem assim.
― Um paraíso! Não há nem um armazém por perto.
Quer dizer, não há acesso à aspirina, fósforos ou qualquer tipo de leitura salvo, talvez, metade de uma revista Cigarra de 1948, deixada pelos últimos ocupantes da casa quando foram carregados pelos mosquitos.
― A gente dorme ouvindo o barulho do mar...
E de animais terrestres e anfíbios tentando entrar na casa para morder o seu pé. E, se morder, você morre. O antibiótico mais próximo fica a 100 quilômetros e está com a data vencida.
Não fico na cidade. A máxima concessão que faço à vida natural. no verão, são as bermudas. E assim mesmo, longas. Muito curtas e já é um começo de volta à selva.

(...)

Luís Fernando Veríssimo


É... não posso deixar de concordar.
Claro que esses programas rústicos são bons, mas algumas partes não são muito agradáveis.
Mas acho que tudo vale... é só levar uns repelentes, alguns acessórios.
Só que realmente a parte do arbusto não é legal!!
=)
Ahh e a dos insetos também não...
Beeijo

8 comentários:

Anônimo disse...

Fantático texto, sabe que não havia visto por este ângulo, Luís Fernando Veríssimo é tudooooo não?
Tudo tem seu lado bom e ruim, mas o lugar é diferente das pessoas, prefiro muitas vezes os bichos rsrsrs, porque como tem gente metida por este país viu? Claro que não generalizando...rsrsrs
Prazer, a conheci nas atualizações do Blogspot. Adorei passar por aqui.
Beijos Floridos no seu Coração...

Liz / Falando de tudo! disse...

O Verissimo tem maravilhosos textos mesmo!
Mas tudo na vida tem um lado bom e ruim, e ele acertou de novo!
Te desejando nesta segunda-feira uma excelente semana que chegou. Também aproveito pra te agradecer a visita e o comentario no meu cantinho, fiquei muito feliz!
Um abraço,
Liz

Bruno Nepomuceno A.K.A. M0Fx disse...

Postei há uns dias atrás um texto de Veríssimo, muito bom o raciocínio dele.
http://psysapiens.blogspot.com/2008/05/dar-ou-no-dar.html

Agora falando de mato...
Adoro mato, adoro a possibilidade de ser atacado por algum animal raivoso, babando, pronto para dilacerar o rei da cadeia alimentar, e eu apenas com uma bermuda e uma havaiana como acessórios de luta!
Passo o ano inteiro trancafiado em uma cela de 4 paredes de concreto, seguindo a risca horários e burocracias excessivas, alem de uma rotina insana de: ônibus,transito,trabalho,transito,facu,transito,casa,estudar,internet,dormi,recarregar a bateria e acorda 5 da matina para recomeçar a lida.
Eu quero e mato, desligar-me da internet (oxigênio dos tempos modernos), desplugar-me (palavra nova graças ao computador tipo deletar-tes, diga-se de passagem fui o primeiro a usar na internet) da mídia que intoxica meu ser e me obriga a seguir suas regras, modas, posturas, costumes e afins.
Mato é à volta, o reencontro, o momento tão esperado com meu animal escondido nas vielas mais escuras de meu ser, o apogeu do Bruno civilizado e o perigeu do Bruno Sapiens.

I Love Cagar no Mato atrás da moita...kkkkkkk

Bjkiss gata!!!

Bruno Nepomuceno A.K.A. M0Fx disse...

Obs.: 23,24 e 25 tem acampe em um pico louco.
estou em cólicas para estes dias chegarem....kkkkkk

Raafy. disse...

eu tenho eca! de insetos. hahaha.
dá nojoo.
beijão

AsaladaMista disse...

eu amooo Luis Fernando Verissimo *-*
ele mostra tudo de uma maneira tao distinta ;D

lindo seu blog, mt legal ;**

Anônimo disse...

adorei o texto mas eu até convivo bem nesses lugares por no máximo 4 dias depois eu começo a me estressar com tudo..

beijokasss

Loh_rayne disse...

Adoraaay aqui;

muito bom o seu blogger

:*

 
by Templates para novo blogger